Qual o papel do Gestor de Frotas na terceirização de carros automáticos?

Pequenas, médias e grandes empresas precisam ter suas necessidades de mobilidade atendidas quase que diariamente. Seja para o transporte de cargas ou de passageiros, os veículos se tornaram ativos fundamentais nos negócios, abrindo as portas para o aluguel de carros automáticos.

A terceirização de frotas, como vimos no artigo “Terceirização de frotas: como funciona para pequenas e médias empresas”, gera benefícios que vão além da redução de custos operacionais. 

No entanto, ainda que a terceirização de carros automáticos de luxo transfira algumas atividades de gestão de frota para as locadoras, o gestor de frotas ainda tem um papel fundamental em sua atuação interna. 

Você é gestor de frotas em sua empresa ou tem um gestor trabalhando para você? Então, descubra como essa função está mais estratégica do que nunca nos negócios!

Gestor de frotas de veículos: trabalho antes e depois da terceirização de veículos 

Antes do “boom” da terceirização de locação de frotas, o papel do gestor – em grande parte das empresas – era puramente burocrático. 

Ou seja, o profissional tinha como principal tarefa o controle de despesas com manutenção, uso de combustível, liderança de equipes, dentre outras atividades.

Contudo, levando em conta que o “core business” de muitas das companhias que utilizam carros não está diretamente relacionada aos ativos de mobilidade, gerenciar tais ativos pode ser tarefa mais complicada. 

Afinal, nem sempre há recursos, know-how e mão de obra disponível para lidar com as tarefas diárias.

Então, com o advento modelo de frota terceirizada em várias companhias, o papel do gestor mudou e se tornou mais voltado à estratégia dos negócios. 

Enquanto as locadoras assumem a missão de cuidar de todos os processos burocráticos e documentações referentes a cada veículo da frota, o gestor mantém sua atenção em questões mais rentáveis e relevantes dentro da empresa.

Qual a importância estratégica do gestor de frotas no modelo de aluguel de carros automáticos?

Ainda que uma locadora – como a Hi Service Car – se responsabilize por várias tarefas dentro da gestão de frotas terceirizadas, o trabalho do gestor interno não é dispensável. Pelo contrário! 

O conhecimento desse profissional passa a ser essencial na governança das frotas e na obtenção de maior eficiência do uso do carros.

Além disso, o gestor deve supervisionar os demais colaboradores, garantindo que todos utilizem a frota com responsabilidade, visando a um nível maior de produtividade e atendimento de demandas. 


Gostou do artigo da Hi Service Car? Compartilhe em suas redes sociais e continue lendo outros posts em nosso blog! Até a próxima!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Fechar Menu
Fale Conosco! whatsapp